TRABALHADORES DA COMGÁS APROVAM PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO. PAUTA DA GBD E NATURGY TAMBÉM É REFERENDADA

29/07/2020
O Sinergia Gasista promoveu nas últimas duas semanas experiên cias de consultas digitais que com seguiram manter o caráter democrático da participação das bases nas decisões do sindicato, mas sem colocar ninguém em risco diante da pandemia de covid-19.

Entre os dias 13 e 16 de junho, os trabalhadores da Comgás pude ram votar na proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e 96% decidiram pela aprovação da pauta negociada com a empresa de 0,94% de reajuste de salários e benefícios, em 1º de junho e em 1º de dezembro, e a extensão do acordo por mais um ano, até 31 de maio de 2022.

O pagamento dos salários reajustados em julho será retroativo a junho. Já o ajuste dos benefícios do VR e VA acontecerá em agosto.

Dias depois, entre 20 e 24 de julho, foi a vez dos gasistas da Gás Brasiliano Distribuidora (GBD) e da Naturgy se manifestarem também por meio de votação digital sobre a proposta a ser encaminhada para as empresas.

Todos que participaram da consulta aprovaram a pauta que também incluem a prorrogação do acordo até 2022 e a manutenção dos empregos até agosto de 2021. Além do reajuste do salário base e de todos os benefícios pelo índice IPCA-IBGE, que mede a inflação do período.

O próximo passo em relação às duas companhias é a entrega da pauta que acontecerá já nesta semana, um mês antes da data-base.

Um fator positivo a ser avaliado durante a campanha salarial de Comgás, GBD e Naturgy foi o reconhecimento por parte da categoria do empenho
do sindicato nas negociações.

Além de mensagens de apoio à luta registradas nas pesquisas, a
expressiva margem que aprovou a cobrança da taxa negocial (81,3%, no caso da Comgás, e 85% em relação à GBD e Naturgy) mostrou que os gasistas sabem que podem contar com um sindicato combativo e comprometido com a luta.