Trabalhadores aprovam encerramento da Campanha Salarial Comgás 2018, com proposta arbitrada pela Justiça

29/01/2019
Em assembleias realizadas de 23 a 29 de janeiro, os trabalhadores da Comgás decidiram aprovar o encerramento da Campanha Salarial Comgás 2018.

A sentença proferida no julgamento do dissídio coletivo foi uma vitória dos trabalhadores que conquistaram o seguinte:

1- Reajuste salarial pelo IPCA (2,86%);
2- Abono de R$ 500,00;
3- Retroatividade para junho/2018;
4- Diferenças a serem pagas em 2 parcelas de 50% cada, em fevereiro e março de 2019;
5- Compensação das horas de paralisação;
6- Garantia de emprego por 90 dias a partir do dia do julgamento - 17/01/2019;
7- Negociação Coletiva e Abrangência - nova cláusula ratificando que qualquer alteração nas cláusulas previstas no ACT-2018-2019 deverá ser negociada entre as partes "respeitando-se sempre o princípio da boa fé, da melhoria da condição social do trabalhador, da proteção da norma mais favorável, da condição mais benéfica e da primazia da realidade";
8- Assédio Moral - nova cláusula onde sindicato e empresa deverão criar uma comissão bipartite, para a concepção de uma campanha contra o assédio moral, apuração e averiguação de abuso de poder nas relações de trabalho e para tomar medidas para coibir tais práticas.

Taxa Negocial
Os trabalhadores também aprovaram democraticamente o desconto da taxa negocial, recurso utilizado pelo sindicato para manutenção de sua estrutura e dos serviços que presta à sua base. O desconto será de 3% sobre os salários reajustados em fevereiro de 2019 e não desconto das mensalidades dos trabalhadores filiados ao Sindgasista nos meses de fevereiro, março e abril de 2019.
Lembramos que a reforma trabalhista, além de acabar com vários direitos dos trabalhadores, também tentou enfraquecer os sindicatos, criando obstáculos para sua sustentação financeira, portanto, é responsabilidade de todos nós ajudar a manter e fortalecer o nosso sindicato de luta.
Em cumprimento à legislação, você pode fazer oposição ao desconto a partir do dia 30/01/19 até dia 08/02/2019, entregando sua carta na sede do sindicato, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.