Reposição da inflação e manutenção do emprego são prioridades na negociação com a Comgás

29/04/2020
O isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19 mudou a rotina das organizações  sindicais, suas lutas e, consequentemente, afetou a forma como as campanhas salarias são construídas com os trabalhadores e negociadas com os empresários.

A partir dessa nova realidade, o Sinergia Gasista fechou no último dia 24, após assembleias
digitais, os pontos da pauta da campanha salarial que discutirá em videoconferências com
a direção da Comgás no próximo período. Uma proposta mais enxuta e que o sindicato pretende aprovar com celeridade.

Estarão na mesa de negociação três itens considerados essenciais para o momento: reposição da inflação para salários e benefícios, a manutenção dos empregos por ao menos um ano e a prorrogação do acordo coletivo por mais 12 meses.

A pauta foi submetida à avaliação da categoria no site do sindicato e contou com a participação de 15% dos trabalhadores que são representados pelo sindicato, com a manifestação digital de gasistas de todas as unidades da Comgás.

A assembleia virtual foi considerada boa por se tratar de uma ferramenta testada pela primeira vez em meio à crise e abre possibilidades para um diálogo mais ágil e constante com
a categoria mesmo fora do período de campanha salarial. IPCA com base O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi escolhido como índice para reposição da inflação para salário e benefícios por ser a referência que a empresa utiliza inclusive no repasse das elevações tarifárias anuais.

O sindicato entende também que a prorrogação do acordo coletivo por mais um ano a partir do que foi acertado em 2019, portanto, estendendo-se até 2022, é essencial para oferecer tranquilidade à categoria em meio a uma pandemia que ainda não deixa claro quais os impactos que terá sobre a economia e quais mudanças promoverá.

Por fim, a garantia de emprego neste momento de crise sanitária, econômica e política é a reafirmação da confi ança da Comgás em seus trabalhadores. Apesar do grupo Cosan já ter manifestado o compromisso de não fazer cortes durante o período crítico de contaminação do coronavírus, o Sinergia Gasista entende ser fundamental a ampliação do compromisso por um ano.