Porque suspendemos a paralisação de sexta, 04/01

10/01/2019
De acordo com o plano de luta aprovado em assembleia dos trabalhadores gasistas, deveríamos ter realizado uma paralisação por meio período, na sexta-feira, dia 04/01, tendo em vista que as negociações não avançaram.
Mas a Comgás conseguiu na justiça um instrumento denominado “Interdito Proibitório”, que submete o sindicato a uma multa de R$ 50 mil por dia de paralisação.
Diante disso, o sindicato acionou imediatamente seu Departamento Jurídico, no sentido de cassar o interdito e fazer valer nosso direito de greve, uma arma legítima dos trabalhadores na Campanha Salarial de 2018.
O Sindgasista também acatou a intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), órgão que arrogou para si a mediação das negociações, já marcando a primeira reunião para o dia 10/01, às 14 horas. A partir disso, o processo é transformado em dissídio coletivo.
A categoria deverá ficar preparada e mobilizada para que, vencidas as etapas jurídicas, caso não cheguemos a um bom termo nas negociações, possamos dar continuidade ao nosso plano de luta, com toda garra e disposição.
Como será a reunião intermediada pelo MPT No dia 10/01, a reunião será para instaurar o processo de dissídio coletivo. Para tal, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho patrocinará oficialmente
uma tentativa de acordo entre o Sindicato e a Comgás.
O Sindgasista manterá as duas propostas já formuladas e apresentadas anteriormente:
- 1,8% de reajuste com a prorrogação do ACT com validade até 2020; ou
-  2,86% (IPCA) de reposição inflacionária, mais 1% de aumento real sem a prorrogação do ACT.
Caberá a Comgás definir sua posição e, caso não concorde, ela deverá apresentar uma contraproposta.
Reuniões definirão nosso posicionamento.
Diante desse quadro, o Sindgasista convoca os trabalhadores para reuniões na sexta feira, 11/01, ocasiões em que decidiremos a posição a ser tomada, após o resultado da
reunião no TRT. Veja o horário da reunião em seu local de trabalho, convoque os colegas de setor e participe!
#O momento é de luta!