NATURGY GARANTE MANUTENÇÃO DO ACORDO COLETIVO ATÉ O FIM DA NEGOCIAÇÃO

25/08/2020
No último dia 13, a direção do Sinergia Gasista e representantes da Naturgy promoveram o primeiro encontro para a renovação do acordo coletivo de trabalho (ACT).

Nessa reunião, o sindicato detalhou a proposta e apontou que as prioridades são a prorrogação das atuais conquistas e a garantia de emprego durante a pandemia (veja ao lado a pauta completa). A companhia aceitou garantir a data-base até o final das conversas, mas não fez qualquer proposta e deixou em aberto a data da próxima negociação. Os representantes da empresa deixaram claro que utilizarão como estratégia o argumento da queda nas vendas do gás para o segmento comercial, ainda que o residencial tenha aumentado bastante.

A discussão também marcou a apresentação dos novos negocia- dores principais do Sinergia Gasista junto à empresa. Como parte de um processo de renovação, Rafael Magalhães e Leandro Ferreira ocuparão o posto da atual presidenta do sindicato, Deise Capelozza, que permanecerá no grupo de apoio.

A pauta

Além da já citada prorrogação do acordo coletivo até 2022 e manutenção dos empregos até agosto de 2021, a campanha salarial deste ano também inclui o reajuste do salário-base e de todos os benefícios pelo índice IPCA- -IBGE que mede a inflação do período. O processo de discussão repete o mesmo modelo adotado no caso da Com- gás, com uma pauta enxuta para buscar um acordo de maneira mais ágil a partir de encontros virtuais, por conta da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia de covid-19.