Com força e coragem iniciaremos a Campanha Salarial 2019

18/02/2019
Na Campanha Salarial Comgás de 2018, a grande luta foi pela prorrogação da vigência do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por mais um ano. Pela intransigência patronal, não conquistamos essa prorrogação e para garantir o reajuste dos itens econômicos, fomos obrigados a entrar com processo de dissídio, no qual o TRT da 2ª Região reconheceu
a justeza de nossas reivindicações econômicas.

Encerramos a campanha com uma grande vitória, após enfrentarmos muitas dificuldades, mas sempre com os trabalhadores unidos e ativos nas mobilizações.

Durante a campanha de 2018, advertimos os trabalhadores que em 2019, com o fim da vigência do nosso ACT, todas as cláusulas estarão em aberto. Além disso, enfrentaremos praticamente a primeira negociação após a vigência da contrarreforma trabalhista, que acabou definitivamente com o mecanismo da ultratividade, o qual garantia a continuidade das cláusulas do ACT até que um novo acordo fosse firmado.

Será uma campanha salarial diferente que ocorrerá neste momento político e econômico grave. Por tudo isso, as negociações dos nossos direitos exigirão um grande respaldo de cada trabalhador/a, além de mais envolvimento, coragem e disposição de luta.

Nosso ACT reúne cláusulas do ACT que asseguram nossos empregos, salários, condições de trabalho e benefícios, direitos que funcionam como antídoto à desregulamentação trazida pela reforma trabalhista. Essas cláusulas são frutos de muitas campanhas salariais onde companheiros/as que nos antecederam se mobilizaram, assumindo o protagonismo da luta por melhores condições de vida.
De acordo com as discussões e resoluções tomadas ao longo da campanha de 2018, o  Sindgasista vai antecipar ao máximo a nossa campanha salarial deste ano.

Com esse objetivo, faremos assembleias em todos os locais de trabalho da Comgás, para discutirmos a nossa Pauta de Reivindicações e iniciarmos a nossa mobilização. É importante que todos/as se envolvam, discutam e se conscientizem do que está em jogo neste ano. A mobilização deve ser construída desde já para que estejamos fortes e possamos manter todos os direitos assegurados no nosso ACT.