Campanhas Salariais na Comgás, Gás Natural e GBD. Confira o andamento.

22/07/2016
Todo gás na Campanha Salarial Comgás
As negociações com os representantes da Comgás haviam sido suspensas por solicitação do Sindgasista, para que fosse esclarecido o caso das demissões. Após reunião a esse respeito, o Sindgasista solicitou a retomada das negociações.
Coerente com sua opção pela construção de um acordo em mesa de negociação, o Sindgasista apresentou uma contraproposta com os seguintes itens:
- Mantivemos a reivindicação de reposição inflacionária pelo ICV-DIEESE em 9,44%.
- Reduzimos o aumento real para 1,64%, alicerçado no índice de produtividade aferido pela ARSESP.
- Reposição nos valores do VR e VA em 12%, considerando que a inflação do período foi maior para alimentação fora do domicílio. Nessa contraproposta, o Sindgasista rebaixou o índice para reajuste dos valores fixos da PLR para 15%, considerando que a empresa continua obtendo lucros crescentes.
Diante dessa contraproposta, a Comgás solicitou um tempo para analisar. As negociações foram retomandas no dia 19, fechamento desta edição, ocasião em que apresentaram uma nova proposta com o seguinte conteúdo:
- 5% reajuste salarial a serem aplicados a partir de junho de 2016 e 3% em dezembro de 2016.
- Abono de R$ 900,00 pagos até cinco dias úteis, após a assinatura do acordo e;
- 9% reajuste no VR e VA retroativo a junho de 2016.
Mais uma vez insistindo no diálogo e privilegiando a mesa de negociação, o Sindgasista fez a seguinte contraproposta:
- 6% reajuste salarial aplicados a partir de junho de 2016 e 3% em dezembro de 2016, num total de 9% de reposição inflacionária.
- Abono de R$ 900,00 pagos juntamente com o adiantamento da PLR em setembro de 2016. Esse valor não será descontado quando do fechamento da PLR em 2017.
- 9% reajuste para o VR e VA retroativos a junho de 2016.
As duas bancadas definiram o prazo de até cinco dias úteis para avaliação e resposta por parte da empresa.
Enquanto isso, a mobilização deve aumentar nos locais de trabalho para que todos respaldem o sindicato nessas negociações, não esquecendo o lema da campanha: “O que é nosso ninguém tira!”

Campanhas Salariais dos companheiros da Gás Natural Fenosa e da Gás Brasiliano
Quando imprimíamos esta edição, ocorria a Assembleia Geral dos companheiros da Gás Natural Fenosa para discussão e tirada da Pauta de Reivindicações e abertura da Campanha Salarial 2016.
Dentre as cláusulas já definidas como prioritárias, está a Licença Paternidade que já consta do Acordo Coletivo de Trabalho e que se configura em condições melhores do que a própria Lei anterior estabelecia, dando ao trabalhador 5 dias de licença, com a oportunidade de
escolher o período logo após a saída da companheira e do bebê da maternidade.
Pretendemos fazer uma complementação nessa cláusula para adequá-la de acordo com a nova lei. A licença paternidade valoriza a responsabilidade familiar, permitindo ao homem respaldar a mulher no período em que ela mais necessita. Esse cuidado também interfere positivamente
na saúde e desenvolvimento do recém nascido ao conferir mais tranquilidade, organização e paz no ambiente doméstico, pois a responsabilidade dos primeiros cuidados é compartilhada pelo casal.
Outros itens que deverão obrigatoriamente constar da Pauta são o reajuste salarial e dos benefícios para a recomposição do seu poder de compra.
Após a consolidação pelo Departamento Jurídico, a Pauta de Reivindicações será encaminhada à empresa, juntamente com a solicitação da carta de garantia da data-base e a proposta de agendamento das reuniões de negociações.
O lema das campanhas deste ano é: “O que é nosso ninguém tira”, e nos dá a inspiração e o pique para atuarmos com firmeza nesta campanha.

Campanha salarial da Gás Brasiliano
A Assembleia Geral dos companheiros da Gás Brasiliano será no dia 27 de Julho, às 9 horas, em Araraquara.
Os trabalhadores também deverão privilegiar a reposição das perdas inflacionárias, o aumento real a título dos ganhos de produtividade e o reajuste dos benefícios. Todo gás na campanha
salarial 2016.
Aprovada PLR 2016
Em Assembleia, os companheiros da GBD discutiram e aprovaram as condições da PLR 2016.