Campanha Salarial 2017 - Comgás Conheça as Propostas Contidas na Pauta da Empresa

18/05/2017
No dia 24/03/2017 a Comgás protocolou carta no Sindgasista sugerindo a data de 30/03 para o início das negociações salariais de 2017. O Sindgasista respondeu dizendo não poder atender a solicitação visto que as assembléias com a base gasista ainda não tinham autorizado nossa  pauta,  que após as assembléias de base, foi protocolada na Empresa no dia 27/04/17.
Pois bem, iniciamos as negociações no dia 09/05/2017, primeira reunião, ocasião em que solicitamos a pauta da Empresa e  os negociadores da Empresa disseram não dispor da mesma, mas que a enviariam no dia 12/05/2017. Posteriormente, por solicitação da empresa, a entrega da pauta foi prorrogada para dia 15/05, o que ocorreu na data acordada.
Como a Empresa não deu publicidade da pauta, o Sindgasista resolveu publicá-la. Confira todo o conteúdo da carta enviada pela Comgás no dia 15/05:
“Conforme solicitado pelo Sindicato em reunião realizada em 09/05/17, encaminhamos em anexo a posição da Comgás em relação à pauta de reivindicações relacionadas ao novo ACT.
Aproveitamos a oportunidade – também a fim de atender a solicitação do Sindicato – para informar que em caso de composição negociada entre as partes em relação ao novo ACT, ficará assegurada aos funcionários desta Companhia  a data-base de 01/06/17.
A Empresa garante a manutenção da data base, mas veja, somente em caso de acordo à mesa de negociação ( caso chegue a interposição de dissídio, já não temos mais garantia de data base);
Por fim, no que tange à preocupação do Sindicato em relação ao término da vigência do atual ACT antes que se dê a conclusão de um novo documento, informamos que a Companhia já pratica seus melhores esforços para que as atuais negociações com o Sindicato sejam as mais céleres e eficazes possíveis, viabilizando a construção de um novo ACT ainda no decorrer do mês de maio/17.
Quanto à solicitação do Sindgasista para a validade do atual ACT até que se conclua a negociação do próximo Acordo,  A EMPRESA NEGOU;
Caso isto não seja possível, a Companhia sugere a possibilidade de um acordo coletivo transitório pelo prazo de três meses para assegurar determinados benefícios não previstos em lei aos funcionários”.

Itens elencados pela empresa para negociação

Tema Referência
Vigência / Abrangência - Periodicidade de 1 ano, com a exclusão da categoria diferenciada.
Itens Econômicos: Conforme será tratado de forma pormenorizada em reunião. - Itens diversos
Aposentados: Proposta de alocação e negociação junto à Associação dos Empregados Sindicalizados Aposentados da Comgás - Itens diversos
Itens de Gestão: Exclusão de itens restritos à gestão da Companhia que não devem ser previstos no novo ACT Exemplos:
- Controle de Ponto
- Política de emprego / turn-over
- Multas e acidentes de trânsito

Itens Sindicais: Negociar redação
 - Licença a representante Sindical
- Afastamento de empregados
- Relações sindicais
- Descontos de mensalidade Sindical e outras contribuições

Demais Itens
- Inclusão de eventuais outros itens a fim de viabilizar a construção de um novo act

“As posições indicadas acima serão detalhadas em reunião presencial junto ao Sindicato. Eventuais itens / cláusulas ausentes neste nexo não representam qualquer concordância e/ ou anuência da Companhia sobre outros temas não indicados de forma expressa na presente correspondência”.

Como podem observar pela redação e não havendo garantia de data-base, sem contrapartida como nos anos anteriores, não restou outra opção ao Sindgasista a não ser entrar com pedido de garantia de data-base judicialmente.
Fonte: Sindgasista - Boletim extra 1012.