CAMPANHA SALARIAL 2016 - COMGÁS 2ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO

16/06/2016
            Na 2ª rodada de negociação que ocorreu em 14/junho, a direção sindical defendeu, mais uma vez, sua pauta econômica, argumentando que a empresa continua com boa saúde financeira.
            Através de dados concretos, a direção sindical mostrou os bons números do ITR referente ao 1º trimestre de 2016, o reajuste tarifário concedido pela ARSESP no mês de maio/2016 com reposição integral da inflação do período, conforme noticiamos em nosso último Jornal "O Gasista" e o encerramento do ano de 2015 com uma excelente performance!
            No entendimento da direção sindical, todos esses dados reforçam  o acerto da pauta dos trabalhadores no que se refere à reposição da inflação, aumento real por produtividade e reajuste diferenciado dos valores fixos da PLR, VR e VA.
            O Sindgasista propôs que a negociação se desse em dois momentos: primeiramente, discutir a reposição da inflação que, no nosso entendimento, trata-se somente da escolha de índices inflacionários, já que a inflação sobre os salários e demais benefícios econômicos deve ser  considerada e reposta. Nossa pauta apresenta o índice de reposição inflacionária medido pelo ICV-DIEESE, que para a data base junho, está em 9,44%, em linha, portanto, com os demais índices inflacionários e com o índice que reajustou as tarifas da Comgás.
            Num segundo momento, após definida a reposição inflacionária sobre os salários e benefícios, passar a negociar o índice de 3% de aumento real sobre os salários reajustados e 20% sobre os valores fixos da PLR, pois, o sindicato tem argumentações para demonstrar o ganho de produtividade dos seus trabalhadores. Comparando-se o 1º trimestre de 2015 com o 1º trimestre de 2016, houve forte redução do custo de pessoal e grande aumento de consumidores, além de um crescimento de 10,6% no Lucro Líquido.
            Diante do posicionamento do Sindgasista a empresa manteve sua proposta inicial de 7% (5% + 2%) declarando que não tinha perspectiva de avanço naquele momento e propôs suspender a reunião, mantendo-se a próxima rodada de negociação para dia 21/06 às 10h na sede do Sindgasista.