Acordos da GNF e GBD em negociação. Na Comgás, trabalhadores foram obrigados a recorrerem à mediação

05/10/2018
Campanha Salarial Comgás 2018
Inflexibilidade patronal obriga Sindgasista a recorrer à mediação

Após inúmeras rodadas de negociação e várias tentativas do Sindgasista  apresentando contrapropostas para a viabilização da prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho, a empresa
deixou claro que não atenderá essa reivindicação.
Diante disso, o Sindgasista realizou Assembleias em todos os locais de trabalho da Comgás, em que expôs o problema e debateu com os trabalhadores a construção de uma proposta para a retomada das negociações e a finalização desta campanha salarial.
A proposta do Sindgasista levou em consideração dados sobre a saúde financeira da empresa e também o aumento salarial que a empresa concedeu aos seus diretores de 4,37%, bem acima da inflação do período.
Isso considerado, a reivindicação aprovada pelos trabalhadores foi de um reajuste para  salários e benefícios pelo IPCA acumulado no período que totaliza 2,86% mais 1% a título de aumento real, não aceito pela empresa que manteve sua proposta de reajuste em 1,86% para
salários e benefícios.
Diante disso, mais uma vez a inflexibilidade da Comgás leva o Sindgasista a recorrer a uma mediação externa para resolver esse impasse.
Vale esclarecer que o Sindicato dos Engenheiros está na mesma situação, pois a empresa também não aceitou o reajuste pelo IPCA para os engenheiros.
Tão logo houver mais informações sobre a arbitragem da Campanha Salarial Comgás 2018, nós informaremos a todos.
Até lá é imprescindível que a mobilização seja mantida. “O MOMENTO É DE LUTA”.

Campanha Salarial Gás Natural: mobilização é fundamental para um bom acordo coletivo
Houve uma primeira rodada de negociação em Sorocaba, ocasião em que o Sindgasista fez a defesa de toda a Pauta de Reivindicações.
Nessa semana a Gás Natural encaminhou proposta de aplicação do INPC acumulado no período para data-base em 1º de setembro que totaliza 3,64% + 0,3 a título de aumento real, perfazendo 3,94% aplicados sobre os salários e os benefícios. Ela também já assinou a carta de garantia da data-base e não se opôs à prorrogação do acordo coletivo que é uma questão de vital importância para os trabalhadores neste ano, frente ao estrago nos nossos direitos provocado pela reforma trabalhista.
A empresa apresentou uma pauta que é a retirada do vale refeição para hora extra. Há ainda uma questão relacionada ao desconto da Contribuição Negocial devidamente estabelecida
segundo as orientações da CUT e aprovada em assembleia dos trabalhadores.
A Gás Natural não se posicionou definitivamente sobre isso.
O Sindgasista não aceitou a proposta e a próxima reunião estava marcada para o dia 3 de outubro, fechamento desta edição. Acompanhe nossas publicações e estejam atentos para quaisquer novos informes.

Campanha Salarial Gás Brasiliano 2018
O reajuste salarial dos trabalhadores da GBD para este ano já consta no Acordo Coletivo de 2017, estando definido que deve ser efetuado pelo IPCA acumulado de 01/09/17 a 31/08/18. Por esse motivo, o representante da empresa fez um contato afirmando entender que não há necessidade de negociação neste ano.
O Sindgasista não concorda com esse entendimento. Por isso, agendamos uma reunião com a empresa que se realizou no dia 24/09, na sede do sindicato.
O negociador patronal informou que em decorrência de uma determinação da Petrobras, a GBD não pode estabelecer negociações neste ano. Entretanto, ele afirmou que algumas questões pendentes poderiam ser discutidas sem que haja modificações no Acordo Coletivo
vigente.
Diante disso, deliberamos por elencar alguns assuntos, tanto da pauta de reivindicações quanto outros assuntos do cotidiano dos trabalhadores da GBD, para serem negociados em reuniões a serem agendadas brevemente.