Trabalhadores elegerão nova direção para o Sinergia CUT

17/03/2017
Nos dias 20 e 21 de março, haverá eleições em todo estado para renovação da direção do Sinergia CUT.
Da direção que tem mais de cem componentes, participam representantes de todas as entidades sindicais dos eletricitários e do gás natural canalizado que o compõem, para um mandato de três anos. A intenção é que o Sinergia CUT tenha grande capilaridade e penetração na base.

Todos os trabalhadores gasistas que são filiados ao Sindgasista e ao Sinergia CUT estão aptos a votar.

Neste ano, o Sinergia CUT completa 20 anos de existência. Ele surgiu a partir da constatação de que as empresas do setor elétrico e do gás natural canalizado se articulavam e adotavam estratégias conjuntas nas campanhas salariais. A resposta dos trabalhadores deveria ser política e à altura, o que levou os sindicalistas a também se organizarem, juntando forças e solidariedade, de maneira a enfrentar a “esperteza” das empresas.

Além disso, com a construção do Sinergia CUT que é uma entidade política, desatrelada da estrutura sindical oficial vigente, os gasistas e os eletricitários foram das primeiras entidades no Brasil a concretizarem as bandeiras da liberdade e da autonomia sindical, segundo as quais são os trabalhadores que devem ter autonomia e liberdade para escolher ou construir o sindicato para representá-los. Daí a importância de continuar a fortalecê-lo, a começar com uma ampla participação nessas eleições. O calendário das urnas nos locais de trabalho do Sindgasista será publicado posteriormente.