MARCHA LEVA 100 MIL MARGARIDAS A BRASÍLIA E COBRA POLÍTICAS PARA MULHERES

22/08/2019
A sexta Marcha das Margaridas, que aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto, reuniu em Brasília mais de 100 mil mulheres que deram o recado ao governo de Jair Bolsonaro: no campo, nas florestas, nas águas e na cidade haverá luta contra os retrocessos.

A edição deste ano reuniu militantes de todo o país na batalha por terra, água, ecologia, autodeterminação dos povos com soberania alimentar energética, pela proteção e
conservação da sociobiodiversidade e acesso aos bens comuns e por autonomia econômica, trabalho e  renda.

A CUT-SP se fez presente com 14 ônibus de diversas categorias, entre elas, as mulheres do Sinergia-CUT, que representaram todas as trabalhadoras energéticas do estado.
No dia 13 houve a chega das delegações e a Câmara dos Deputados promoveu uma sessão
Solene em homenagem às Margaridas.

Neste mesmo dia, painéis temáticos discutiram temas como enfrentamento à violência contra a mulher, soberania alimentar e agroecologia, corpo e sexualidade,
o fundamentalismo como pedra no caminho da liberdade e autonomia das mulheres, sociobiodiversidade na Pan-Amazônia, violação dos direitos humanos das mulheres
atingidas por barragem e a luta por redução da tarifas de energia. A abertura política aconteceu às 19h, com as apresentações teatrais e musicais.

No dia 14, as delegações se concentraram às 6h, no Parque da Cidade, e saíram em direção à
Explanada dos Ministérios, somando-se durante o trajeto às manifestantes que participavam da 1ª Marcha das Mulheres Indígenas.

Apesar da intensa mobilização, pela primeira vez o governo federal não recebeu a mobilização, em mais uma demonstração da incapacidade de diálogo e da falta de respeito de Jair Bolsonaro à democracia.

A  atividade determinou com a participação de lideranças políticas e da atriz Letícia Sabatella, uma das  principais apoiadoras das margaridas em luta por justiça e igualdade para todas e todos.