Frente Brasil Popular fará ato nesta terça (29) em São Paulo

29/11/2016

Movimentos sociais e sindical que compõem a Frente Brasil Popular São Paulo organizam novo protesto para esta terça-feira (29) na capital paulista. As entidades já agendaram ato às 17h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Outros protestos também ocorrerão por todo Brasil contra medidas do governo golpista de Michel Temer (PMDB).

Neste dia os parlamentares devem votar no Senado, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, antiga PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos em áreas como saúde e educação.

O secretário de Mobilização da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), João Batista Gomes, ressalta a importância das mobilizações como a que ocorreu no domingo (27) que reuniu cerca de 40 mil pessoas nas ruas da capital. “Vamos continuar pressionando contra a retirada de direitos e ampliar nossas ações. Além congelar gastos por 20 anos, este governo ilegítimo agora atropela decisões até mesmo de órgãos como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). É mais do que evidente que os golpistas querem beneficiar seus aliados”, avalia.

A proposta da PEC 55 enviada pelo governo ao Congresso no primeiro semestre, já foi aprovada na Câmara. Agora, para ir ao segundo turno no Senado, precisa do apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares, ou seja, 49 dos 81 senadores. A votação em segundo turno está marcada para 13 de dezembro.

Segundo João, os movimentos também permanecerão nas ruas contra as reformas trabalhista, da Previdência e do ensino médio.