• (11) 3312-5299
SINDICATO DOS TRABALHADORES DA PRODUÇÃO, TRANSPORTE, INSTALAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE GÁS CANALIZADO DO ESTADO DE SÃO PAULO

CUT São Paulo homenageará o centenário do samba em grande estilo

02/12/2016

O samba completa 100 anos em 2016 e será homenageado pela CUT São Paulo no sábado, dia 3 de dezembro. Para celebrar este dia, a Central organiza uma roda de samba com muita música e conversa para contar a história de resistência do samba paulista e as condições do mundo do trabalho dos profissionais que atuam na área. A atividade será no saguão da CUT, à Rua Caetano Pinto, 575 – Brás, região central da cidade de São Paulo, das 14h às 17h.

O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Brasil Atualnos canais FM 93,3 (litoral paulista); 98,9 (grande São Paulo); 102,7 (noroeste paulista) e facebook; pela Rádio Comunitária Cantareira e pelo portal Linha Direta.

Considerado um dos ritmos mais populares do país, enraizado na cultura brasileira e ligado intrinsicamente à cultura negra, este gênero foi por muito tempo criminalizado no Brasil, tendo se materializado na voz do músico e compositor carioca Donga, criador da canção “Pelo telefone”, de 1916.

Presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo afirma que a comemoração ao centenário do samba é mais uma iniciativa da Central para ampliar a relação do movimento sindical com a cultura e a arte. “O samba, além fazer parte da história da formação da classe operária paulista, traz a reflexão sobre a exclusão da população negra na formação da nossa cultura e sociedade. Hoje o samba é celebrado em um Dia Nacional, porém nem sempre foi assim. No passado, quem gostava e fazia samba era criminalizado e perseguido”, enfatiza.

O encontro contará também com tradicionais comunidades que vivem e estudam o samba. Já confirmaram presença Bom Ambiente de Suzano, Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo (Astec-SP), Embaixada do Samba, Unidos de Santa Bárbara, Instituto Cultural Tradição de São Matheus, Família Macambira de Guarulhos e O Samba Delas.

Roda de Conversa em homenagem ao Centenário do Samba
Quando: 3 de dezembro (sábado), das 14h às 17h
Local: Saguão da CUT - Rua Caetano Pinto, 575 – Brás, região central da cidade

Fonte: CUT-SP
 

  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok