CUT e movimentos populares realizam 1º de Maio de luta

27/04/2015

Em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política, centrais sindicais e movimentos populares do campo e da cidade se unem no próximo 1º de Maio, Dia do Trabalhador (a), que será comemorado em evento a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista. Haverá ato ecumênico, ato político-cultural e programação de shows (saiba mais clicando aqui).

Entre as cerca de 30 entidades engajadas neste 1º de Maio, estão as centrais CUT, CTB e Intersindical, além de organizações dos movimentos sociais e estudantil: Central dos Movimentos Populares (CMP), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Marcha Mundial de Mulheres, Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

As entidades assinam conjuntamente o conteúdo abaixo, no qual ressaltam o respeito aos direitos trabalhistas e à democracia, entre outras reivindicações.

Em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, da Democracia, da Petrobrás e da Reforma Política

O 1º de Maio é um dia de luta por ampliação de direitos da classe trabalhadora e de reflexão sobre os direitos conquistados por trabalhador/as de todo o mundo. A história que se tem registro começa em 1886, quando trabalhadores de Chicago (EUA) fizeram uma greve geral para reivindicar redução da jornada de trabalho de até mais de 16 horas diárias para 8 horas. A polícia entrou em confronto. Dezenas de manifestantes foram feridos e alguns mortos. Anos depois, vários países reconheceram a data como feriado, entre eles, o Brasil, a partir de 1925.

Em 2015, neste Dia 1º de Maio, nós trabalhadores/as estamos nas ruas, reivindicando respeito aos direitos duramente conquistados e por sua ampliação.

Em defesa dos direitos, contra o ajuste fiscal: Continuaremos a pressão contra a aprovação do PL 4330, que retira direitos de todos/as os/as trabalhadores/as ao permitir a terceirização sem limites, em todas as funções de qualquer empresa e setor. Também continuaremos mobilizados contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e contra a MP 665, que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial. Somos contra a política de ajuste fiscal que penaliza o/a trabalhador/a, que gera desemprego e recessão. Defendemos a taxação das grandes fortunas, como primeiro passo para uma reforma tributária em nosso País.

Em defesa da democracia, contra a intolerância: Nossa luta também é pela manutenção do estado democrático de direito, contra a onda golpista em curso, que, caso vitoriosa, trará retrocessos para a classe trabalhadora, para a juventude, para as mulheres. Nossa luta é contra o preconceito de gênero, raça e etnia, crença, orientação sexual, ideologia política e outras opressões.

Corrupção se combate com o fim do financiamento empresarial de campanha: Corrupção se resolve com reforma política, com a proibição do financiamento empresarial de campanha e não com golpe de Estado. Enquanto essa forma de financiamento não for proibida, o sistema político brasileiro continuará a seguir os interesses das empresas que financiam as campanhas, e não aos interesses do povo brasileiro.

Em defesa da Petrobras e do pré-sal, patrimônios do povo: A Petrobras é do povo brasileiro e não dos patrões! Os ataques à empresa por parte do empresariado e seus representantes, contam com o apoio da grande imprensa e tem o objetivo de enfraquecer esse patrimônio brasileiro para que possam privatizá-lo e, assim, os recursos do Pré-Sal, que deveriam ser destinados à saúde e educação, iriam para a iniciativa privada, aumentando ainda mais os lucros dos patrões.

Direito não se reduz, se amplia!
Por reforma agrária, urbana, tributária e política

Entidades que assinam
Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”
CMP – Central dos Movimentos Populares
UNE - União Nacional Dos Estudantes
UNEGRO – União de Negros pela Igualdade
UNMP – União Nacional por Moradia Popular

Confira as mobilizações nos Estados sobre o 1º de Maio em defesa dos direitos, da democracia, da Petrobrás e da reforma política.

São Paulo Capital

10:00 às 11:00 Ato Ecumênico – 11 às 14 Ato Político- Pame´lloza e grupo Mistura Popular

13:00 Shows de Thobias da Vai-Va e Elizete Rosa/Alceu Valença/GOG/Leci Brandão/Roppin Hood.

ABC – Jardim dos Campos

9:30 - Ato Político - A partir das 10h shows com: Neguinho da Bahia/Alex Fernandes/Roger e Robson/Bad e Afro/Almir Guineto/GOG/Edi Rock/Amigo do Pagode 90/Arlindo Cruz.

ABC- Jardim Palermo

9:30 – Ato Político – A partir das 10:30 shows com: Rubens Julian/Marcinho do Cavaco/Grupo Musical AMA ABC/Negra Li/Dexter/Dudu Nobre/Yzalú/Samprazer/Rappin Hood/Turma do Padoge.

São José dos Campos

10:00 – Abertura na Praça 1º de Maio, Novo Horizonte.

Goias

8:00 - Corrida do trabalhador e Ações da Cidadania – A partir das 17 h Ato Político e logo em seguida shows com: Luiz Chaffin/Amauri Garcia/Maria Eugenia/Luiz Augusto/Negra Jane/Grupo de Catiras e Filhos de Aparecida/ Alcione.

Amapá

Dia 28

9:00 Feira do Buritizal – às 16h Feira do Pacoval

Dia 30

8:00 - Ato Político – Logo em seguida debate sobre reforma política/PL4330/MP664 e 665/contra a retirada de direitos da classe trabalhadora/pela democracia/pela redução da maioridade penal.

Bahia

13:00 - Ato Político. Logo em seguida a festa será no Terreiro de Jesus, no Pelorinho com: Aldemário Coelho/Banda Baiana System.

21:00 – Encerramento

João Pessoa

Dia 30

14:00 – Concentração no Parque Salon de Lucena (Lagoa)

18:30 – Ato Político  – Apresentação Cultural com: Santana O Cantador/Forró Caçuá/Eurinho

Sindicato dos Metalúrgicos

7:00 – Ato Político e Missa

9:00 -  O ato será na Torre da TV

Pernambuco

9:00 -  Em Recife, o ato na praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, com passeata pelo centro.

Rio de Janeiro

15:00 – A concentração será no Arcos da Lapa. Em seguida terá de show com: Zé Katimba/Acadêmicos do Dendê/ Nação Brasil da Vila Catiri/ Bloco Comuna que Pariu e Luiz Bruno. O forró conta com a participação de grandes artistas: Sergival/Marcos Lucena/Ângelo e Nonato Almeida. O Hip Hop Negras de Atitude/Apafunk/RAP do Neguim que Não se Cala e o Jongo da Amendoeira. Durante o show estará acontecendo uma oficina de turbantes. A MPB será representada pela Casari (Casa do Artista Independente), de Jô Borges e Instrumental/Grupo Teatral Zelote e a performance do poeta popular. Zorro.

Fonte: CUT SP