5º Congresso do Sinergia CUT e 4º Congresso do Sindgasista definirão estratégia de luta pós reforma trabalhista

26/10/2017
Por força do Estatuto da nossa entidade sindical que determina a realização de no mínimo um congresso em cada mandato e considerando a difícil conjuntura econômica e política que estamos enfrentando,a direção sindical decidiu convocar o 4º Congresso do Sindgasista, que ocorrerá junto com o 5o Congresso do Sinergia CUT.

Esse congresso ocorre em um momento de retração da atividade econômica, de grave instabilidade política e, para os trabalhadores, em uma situação de perda de direitos imposta pela reforma trabalhista
que terá o início de vigência no dia 11 de novembro.

Fez-se premente a necessidade de reunir os trabalhadores em um congresso que é a instância máxima de discussão de uma categoria. Como é tradição em nosso sindicato, decisões dessa envergadura devem ser precedidas de ampla participação democrática dos trabalhadores de toda a nossa base.

Por essa razão, organizamos Horas Sindicais preparatórias que discutirão os mesmos temas que compõem a tese da direção para os congressos simultâneos. As contribuições dos gasistas serão sistematizadas e se somarão às emendas dos trabalhadores do setor elétrico à tese.

Em nossas Horas Sindicais e no congresso nós, gasistas, também discutiremos a nossa atuação, a organização sindical e as adequações estatutárias necessárias para nos adaptarmos ao ambiente legal e político imposto pela nova legislação trabalhista, que embora não concordemos ou aceitemos, é real e está prestes a começar a vigir.

Adaptarmos o nosso sindicato à nova legislação não significa que não lutaremos pela sua revogação. Assim, a luta contra as reformas trabalhista e previdenciária, contra esse modelo de governo e contra
a entrega do patrimônio nacional, pela retomada do desenvolvimento com inclusão social serão contempladas nas discussões. Portanto, refletiremos sobre todos os pontos e aspectos da conjuntura que afetam a relação capital x trabalho e sobre os macro interesses dos trabalhadores.

Estamos em um momento crucial para toda a classe trabalhadora que requer partipação, compromisso, empenho e solidariedade. É importante que todos nós nos esforcemos para participar, ajudando
a construir a resistência e fortalecendo o nosso sindicato.

Conclamos a todos a participarem ativamente da Hora Sindical em seu local de trabalho e ajudem a repensar o nosso sindicato e a redefinir os novos rumos diante de tão grave conjuntura.

Fonte: Mensagem da Diretoria - O Gasista