FESTA DE 70 ANOS E POSSE DA DIREÇÃO COMEMORADA COM UMA VOLTA AO TEMPO E UM OLHAR PARA O FUTURO

21/05/2015
Com as presenças de ex- presidentes, ex-dirigentes, ex-funcionários e amigos do Sindgasista, a Festa em comemoração aos 70 anos do sindicato reviveu momentos importantes da época de sua fundação e apontou caminhos para o futuro.
Iniciando com um pequeno vídeo que fez os presentes voltarem ao tempo - final do século XIX - foi possível se ter uma ideia do que estava ocorrendo no Brasil e no mundo quando os trabalhadores gasistas decidiram por fundar seu sindicato.
Em seguida, as saudações de alguns ex- presidentes presentes - Manoel Viegas, Djalma de Oliveira e Artur Risso Neto - lembraram os anos que antecederam a privatização do setor de energia do Estado de SP e as mudanças radicais ocorridas na vida dos trabalhadores gasistas após a venda da Comgás e a divisão do Estado em áreas de concessão de distribuição de gás.
O companheiro Arlindo Chinaglia, deputado federal PT-SP, discursou exaltando a atuação do sindicato ao longo destes anos e conclamando os trabalhadores a lutar e resistir diante desse  Congresso conservador que está colocando em risco nossas conquistas.  Chinaglia, faz parte da história do Sindgasista desde  o final da década de 80, quando ainda era Presidente da CUT-SP e construiu um caminho de grande aproximação com este sindicato - de  solidariedade com as causas dos gasistas e defendendo as propostas de garantia de energia de qualidade, acessível e sob controle social.
As entidades parceiras, representadas pelo companheiro Roberto Ledo-Presidente Associação dos Aposentados, Deise Capelozza-Vice Presidente Sinergia, Gentil de Freitas-Presidente FTIUESP, Marcelo Fiorio-Secretário de Política Sindical e Organização CUT-SP e Juneia Martins Batista-Secretaária Saúde do Trabalhador CUT, parabenizaram o Sindgasista pelo seu trabalho e história de luta, reiterando a importância em continuar juntos, comprometidos com os desafios da classe trabalhadora.
E, o companheiro Sidney Batista da Rocha, presidente eleito para o triênio 2015-2018, falou sobre sua disposição em estar à frente da direção do Sindgasista e continuar lutando por liberdade, autonomia sindical, melhores condições de trabalho e salário, e por uma sociedade justa e igualitária. Apresentou os grandes desafios dos gasistas para o próximo período, como a luta contra a terceirização, a organização dos trabalhadores gasistas frente à reestruturação das empresa do setor e depositou muita confiança na nova diretoria eleita para o enfrentamento desses desafios. Sidney lembrou que, "a eleição da chapa não é o fim de um processo, mas sim, o início de muito trabalho e comprometimento com nossa categoria.
No encerramento da solenidade de 70 anos e posse da direção, os convidados e dirigentes eleitos foram presenteados com um brinde e, na sequência, todos cantaram "parabéns" ao Sindgasista ao lado do bolo que foi servido no fim do jantar.
A festa contou, ainda, com uma exposição virtual trazendo um pouco da história do Sindgasista, organizada pelo Centro de Documentação e Memória. (disponível neste site na página "Institucional" - "CDM")
O brinde para todos os presentes - caneta vermelha para tela touch screen com logo do Sindgasista e dos 70 anos - foi entrega ao final da festa.